domingo, 5 de junho de 2016

Uma Tsedakah que vale por Duas!

                
Há algum tempo tenho refletido em formas diferentes, criativas e mais efetivas de se fazer Tsedakah. Tsedakah é tudo que envolve caridades e ações sociais sob uma perspectiva Judaica. Dentro do Judaísmo, essa atuação social é mandamento, é algo que deve ser feito constante e ativamente.
                Existem formas diferentes de se fazer Tsedakah e cada uma delas têm sua importância própria. Tsedakah não é apenas dar esmolas quando alguém pede. Ela pode ser também comprar um produto que alguém esteja vendendo, e essa forma é mais elevada que simplesmente dar uma contribuição, pois se estabelece uma relação de comércio entre as partes e nas relações comerciais as partes estão negociando de igual para igual, não há hierarquia e, portanto, há dignidade e valorização das partes envolvidas.
                Tem um ponto que às vezes "complica" para as pessoas que seguem a Cashrut ou alguma outra forma de limite com relação aos alimentos que consomem. Será que um judeu pode comprar um produto que contenha carmim de colchonilha apenas para ajudar quem está vendendo? Ou um diabético comprar doces de um vendedor ambulante? Ou um hipertenso comprar salgadinhos vendedores de rua?
                Eu entendo que sim! E essa é na verdade uma forma de fazer o que eu chamo de "Uma Tsedakah que vale por duas"! Basta comprar o produto que você não irá consumir - por conta de seus próprios limites - e doar para uma outra pessoa que necessite, um morador de rua, por exemplo. Assim, com um único "gasto financeiro" você pode ajudar duas pessoas! Eu tenho procurado fazer isso há algum tempo. Quando vem me vender alguma coisa que eu não vá consumir eu compro mesmo assim e depois eu faço uma doação para alguém que não tenha os mesmos limites que os meus quanto ao consumo alimentar. Eu acho isso uma boa ideia, por isso quero compartilhar com vocês.

Um abraço!

#JudaísmoÉAtitude
#MenosBláEMaisPá
#MenosConversaEMaisPressa


Edgard MacFraggin'

4 comentários: